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Trilha:
AGILE STRATEGY

A trilha AGILE STRATEGY explora todas as disciplinas envolvidas com a filosofia, cultura e gestão Lean-Agile, proporcionando os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que o profissional tenha a capacidade de aplicar e atuar com novos comportamentos e práticas individuais e coletivas, na busca pela melhoria e evolução do seu desempenho estratégico dos negócios, tendo como base os valores, princípios e mecanismos propostos por esses modelos de gestão, evoluindo os modelos gestão estratégica e adaptativa da organização.

Essa trilha é indicada para:

Com o objetivo de promover um alinhamento organizacional pleno, é fundamental que algumas pessoas chave se façam presentes durante o ciclo de realização da Strategic Inception, dentre eles: CEOs, proprietários e acionistas;  Diretores;  Gerentes;  Funções ou cargos estratégicos;  Planejadores Estratégicos; Gestores de Produtos; Membros de conselho do administrativo; Consultores externos e/ou pessoas conselheiras; e demais interessados.
 

Certificações da Trilha:
AGILE STRATEGY

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CSIF - Certified Strategic Inception Facilitator

Um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelas organizações diz respeito a sua capacidade de aprender, modelar e adaptar rapidamente as suas estratégias às constantes e intensas mudanças no ambiente de negócios ao qual fazem parte.

A volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo VUCA/BANI, exige das organizações, mais visão, clareza, transparência e agilidade para manterem-se saudáveis e competitivas.

Inspirada na técnica Lean Inception, criada pelo autor e consultor Paulo Caroli, na qual membros ativos do  desenvolvimento de um produto em conjunto com os stakeholders, elabora, alinha e define colaborativamente o  escopo  de  uma  solução,  suas  prioridades  e  plano  de  entregas, a Strategic  Inception propõe que as pessoas chave  para o negócio (acionistas, investidores, líderes, gestores e convidados) façam, em conjunto, um resgate sobre a organização, seus valores e princípios, e definam e alinhem colaborativamente os temas, objetivos, prioridades e responsabilidades estratégicas, dentro de uma visão de sustentação (H1), melhoria e ampliação (H2) e inovação (H3) para os negócios. 

Muitas organizações se ocupam demais em remodelar e aperfeiçoar seus processos, aumentar sua eficiência operacional, melhorar a qualidade e otimizar a força de trabalho, deixando de lado uma condição interna, e oculta, que pode lhes estar privando de melhores resultados, maior produtividade e crescimento. 

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Formação baseada no livro

STRATEGIC INCEPTION,
de Andy Barbosa & Mayra de Souza

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Esta condição negativa é resultado do que chamamos da falta de alinhamento ou “desalinhamento”, que se manifesta de maneira sutil, na forma de conflito de interesses, metas contraditórias, falta ou perda de foco, competição interna, geralmente descabida e ineficaz, desacordos em relação à estratégia, além de falhas e ruídos de comunicação.

As consequências dessa falta de alinhamento são incalculáveis, pois levam as pessoas colaboradoras a concentrar suas energias em tarefas ou atividades que consomem recursos e geram desperdícios sem agregar valor.

 

Em resumo: o alinhamento organizacional é a chave para o sucesso do negócio. 

Segundo Kaplan & Norton, no livro Alinhamento, as vantagens do alinhamento organizacional são: 

  1. Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva; 

  2. Traduzir a estratégia em termos operacionais;

  3. Alinhar a organização com a estratégia e visão do negócio;

  4. Motivar para transformar a estratégia em tarefa de todos:

  5. Gerenciar para converter a estratégia em um processo contínuo. 


 Ainda que inicialmente a Strategic Inception tenha sido idealizada para resolver o problema da falta de alinhamento organizacional, realizamos diversos experimentos de aplicação da técnica com áreas de negócio isoladas e times, alcançando resultados surpreendentes, pois todos na organização precisam de uma estratégia, e esta, por sua vez, precisa estar alinhada com uma estratégia corporativa maior. 
 
Assim, a
Strategic Inception surge como uma inovadora técnica para realizar o planejamento e alinhamento estratégico e desdobrá-lo nos níveis táticos e operacionais, de forma colaborativa, suportando e viabilizando a inspeção, adaptação e melhoria contínua. 

Quais são os objetivos da Strategic Inception?

  • Resgatar a finalidade e a razão de ser do negócio; 

  • Resgatar para quem, e como o negócio existe para as personas; 

  • Resgatar o que o negócio faz, para quais mercados e nichos; 

  • Resgatar e alinhar expectativas e resultados desejados; 

  • Resgatar as funções estratégicas do negócio; 

  • Definir os objetivos estratégicos do negócio;

  • Identificar pontos de melhoria, oportunidades e ameaças; 

  • Definir como iremos atingir os objetivos estratégicos estabelecidos; 

  • Estabelecer responsabilidades e prazos; 

  • Definir os meios para medir o progresso das iniciativas e resultados.

Mais informações sobre a técnica e do livro em www.strategicinception.com.br

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